Intercâmbio: muito além de uma nova língua

“Uma certeza, o tempo passa rápido e não volta… viver a plenitude de cada minuto é saber que o que volta, é a vontade de voltar o tempo.” (Nilson Soares)

É… como tudo passa tão rápido. Nem acredito que estou parando para refletir como foram esses 5 meses que já se passaram de intercâmbio. Me lembro como se fosse hoje, eu chegando na acomodação da SWA, tudo novo, pessoas novas. Lá fora, um tempo cinzento e chuvoso (típico de Dublin), um frio que me fez pensar o que eu tinha vindo fazer aqui. Mas em poucos dias tudo começou a valer a pena, fiz amizades maravilhosas que hoje já se tornaram uma família. É engraçado quando você para pra pensar como tudo aqui é intenso, amigos que você acaba de conhecer se tornam melhores amigos em um dia. Em um curto período de tempo você passa de um sentimento de felicidade para melancolia, saudade. Mas a cada dia que passa, é incrível ver como vamos nos descobrindo como pessoa. Enfrentamos tantos altos e baixos que descobrimos o quanto somo fortes e capazes de realizar nossos sonhos e alcançar os nossos objetivos!

O primeiro mês aqui na ilha passa voando e você nem vê: é IRP, PPS, abrir conta no banco, procurar uma vaga permanente, procurar emprego, ufa! Não é fácil não! Tudo isso junto e misturado com a vontade e a curiosidade de conhecer tudo, ver todos os pontos turísticos e conhecer os diversos pubs da cidade. Acho que os primeiros meses são os mais mágicos… como Dublin consegue nos cativar em tão pouco tempo!

42889934_10156409749193673_7030688213161213952_o.jpg
Amizades que se transformaram em uma família.

Mas nem tudo são rosas, passamos por muitos perrengues sim! Sentimos muita falta de casa, das mordomias que tínhamos, de um guarda roupa só seu haha. Aqui aprendemos realmente a valorizar as coisas mais simples que antes passavam despercebidas (como ter um espaço na geladeira haha) e descobrimos também que sabemos fazer de tudo. Morar na Europa tem sido um desafio (e que desafio), e cada dia tem sido uma reconstrução da minha identidade, do meu jeito de ver o mundo e de perceber como os pequenos e simples detalhes fazem sentido quando saímos da nossa zona de conforto.

Eu me mudei para Dublin para aprender uma nova língua e acabei aprendendo muito mais que isso, conheci diferentes pessoas e culturas, na escola tive ótimos professores que fizeram toda a diferença no meu aprendizado, e para quem acha que aqui as aulas não são importantes, estão enganados, pois entender os irlandeses não é fácil não haha.

Fazer intercâmbio não é um conto de fadas como a maioria das pessoas pensam. Só quem vive na pele esta experiência sabe o quanto batalhamos para estar aqui, mas só de saber que a Ryanair existe e com algumas horinhas trabalhadas podemos passar um final de semana em Paris (ou qualquer outro lugar), faz tudo valer a pena. Brincadeiras à parte, o intercâmbio é uma experiência realmente única e maravilhosa, que contribuiu muito para minha evolução.

Com certeza sairei daqui com uma cabeça totalmente diferente daquela que cheguei, com muitas histórias para contar e, o mais importante, uma pessoas completamente realizada e feliz!

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.