Intercâmbio, Desconstrução e Reconstrução: Uma Carta Para Si Mesmo

Constantemente nos pegamos em momentos de reflexão sobre nós mesmos – sobre o quão longe chegamos e sobre onde ainda almejamos chegar. Percebemos que o caminho fica cada vez mais longo e sinuoso, mas, ao mesmo tempo, nos orgulhamos do quão distante caminhamos para chegar onde estamos – só nós sabemos os desafios e obstáculos enfrentados.

Assim como tudo na vida, o projeto intercâmbio requer não apenas vontade, mas toda uma preparação que envolve bastante foco, paciência, dedicação, abdicação, planejamento financeiro e, acima de tudo, muitos sacrifícios. Sacrifícios estes não só financeiros, mas também pessoais. Se lembra daquele carro que você comprou na concessionária, zerinho, o seu xodozinho, que você tanto trabalhou para comprar e teve que vender para custear o seu sonho? Ou daquela viagem pra praia com os amigos que há muito estava sendo planejada, mas você não pode ir? Foi difícil dizer não, abdicar, se despedir, ignorar… eu sei.

Mas não se desanime: é justamente neste momento que a sementinha da desconstrução é plantada, inconscientemente nestes pequenos sacrifícios. Seja qual foi o motivo que fez com que você tenha decidido embarcar nesta aventura, uma coisa é certa: você estará se desconstruindo e reconstruindo a cada segundo.

A desconstrução acontece nas coisas pequenas. Ganhamos novos olhos, uma nova cabeça e uma nova alma. Assim como crianças, ficamos curiosos com o mundo ao nosso redor. Todos os nossos sentidos ficam mais aguçados e começamos a prestar atenção naquilo que antes era banal. Mal sabíamos nós que tudo aquilo que vivemos antes de colocar os pés naquele avião era luxo. Sabe aquele prato bem simples de arroz com feijão, ovo frito e farofa, que você vivia se queixando “nossa, vou comer isso de novo”? Ele se transforma em caviar. Se lembra de quando você vivia reclamando daquelas tardes de sábado, dirigindo com a sua mãe de um lado para o outro, levando-a em mercados, lojas, casas de parentes, etc? Pois bem, se tivesse como levá-la até a lua, você a levaria. Passear com o seu cachorro após um dia de trabalha não vai ficar mais para amanhã. Você acaba descobrindo que abraços, beijos, sorrisos e conversas soltas no banco da praça têm mais valor que o ouro.

pequenos-luxos.png
Descobrimos que as coisas simples são mais valiosas que ouro.

Toda a ideia do intercâmbio gira em torno do aprendizado de uma nova língua, não é mesmo? “Vou fazer intercâmbio para aprender inglês, espanhol, francês, alemão…”, a língua que seja. Bem, isso é o que você pensava e/ou te falaram. Se lembra da sementinha da reconstrução que foi plantada lááá atras? Hora de colher os frutos! Você vai descobrir que, na verdade, o intercâmbio é uma viagem para dentro de si mesmo. Você não vai só lapidar as suas habilidades de falar uma outra língua – este é apenas um bônus do intercâmbio, a mera ponta do iceberg desta experiência fantástica e reveladora. Você vai, na verdade, lapidar o seu ser, fortalecer a sua essência, se tornar um ser humano mais aberto e tolerante. Esta é a hora de varrer os preconceitos, de obter novos conhecimentos, de se descobrir e tornar-se íntimo do desconhecido. Chegou a hora de descobrir em si mesmos coisas que você não sabia que você era capaz de fazer e de se superar a todo instante. É aí que você vê a reconstrução com os seus próprios olhos e a sente acontecer na própria pele.

Em meio a desconstruções e reconstruções acabamos descobrindo que, na verdade, a cada dia que passa nos encontramos um pouco mais, mas, bem lá no fundo, percebemos que estamos longes de dizer que nos conhecemos.

aprendizado
Desconstruções e reconstruções. Intercâmbio, tempo de aprendizado.

“The more I see, the less I know” John Lennon

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.