Buscando Trabalho: Primeiros Passos

Há uma grande curiosidade, e também medo, quando pensamos na alocação de trabalho em outro país. Primeiro pois você realmente precisa desapegar de várias coisas para se jogar nessa aventura. E claro… sair de uma garantia de trabalho para um país desconhecido, sem experiência prévia é realmente desafiador. Além disso, há o domínio da língua que pode influenciar muito na sua mudança.

Mas não se assuste! Como você há vários outros estudantes largando tudo e desbravando vários países do mundo para desenvolver o inglês ou outra língua estrangeira e, pode ser um choque, mas em grande parte a alocação de trabalho pode ser desafiadora, mas é totalmente possível pra grande maioria desses aventureiros. Mas para tornar as coisas ainda mais fáceis, temos algumas dicas para você:

1. Tenha conhecimento do mercado do país que você está indo

Cada região tem suas especificidades, claro. Mas em grande parte, o país tem um foco muito grande em alguma área específica. No caso da Irlanda, por exemplo, a área de hospitalidade é a que oferece mais oportunidades, mesmo para aqueles profissionais que ainda não tem experiência no país ou que não tenham um nível alto de inglês. Essa área engloba cafés, restaurantes, pubs e hotéis, e oferece uma infinidade de posições para quem está em busca de um trabalho.

2. Adapte seu currículo para a área desejada

Todos nós saímos com uma área de formação e, entre os estudantes, elas são as mais variadas: médicos, advogados, engenheiros, professores, jornalistas… há uma infinidade de experiências prévias e carreiras que estudantes internacionais escolheram e desempenharam no Brasil. Porém, ao ir para um país diferente aprender uma outra língua, pelo menos no início você vai precisar focar em posições que estejam de acordo com o seu inglês. Mas não precisa destruir ou mentir no seu currículo. O que você precisa é adaptar! Foque em características que possam ser utilizadas em outras posições. Por exemplo: um professor ou engenheiro no Brasil pode destacar sua capacidade de comunicação e organização para se candidatar a uma vaga de recepção. Ou ainda, experiências na faculdade, como bartender ou barista podem fazer uma grande diferença nessa fase, e vão precisar ser destacadas no seu currículo.

3. Não se desestimule com os primeiros nãos

No início você vai escutar alguns nãos e até mesmo uma falta de retorno por parte dos empregadores, e não se desespere. Isso é normal para quem ainda não tem uma experiência na área ou um inglês que não esteja ainda polido. Mas não se desestimule e, ainda, use esse tempo ao seu favor. Enquanto você não consegue uma colocação de trabalho, faça trabalho voluntário, vá a todas as atividades extras da sua escola, pratique o inglês em atividades na cidade… faça contatos! Ficar parado não vai ajudar em nada!

4. Use e abuse de várias ferramentas de busca

Outra informação importante sobre o país que você está se mudando é como e onde estão as principais vagas de trabalho, e como aplicar a elas. E é importante já ir se familiarizando com essas ferramentas. A Irlanda, por exemplo, usa ainda muito a comunicação in loco para anunciar vagas, ou seja, anúncios na porta ou janela do estabelecimento (e funciona, acredite!). Então você já sabe que apenas usar sites como o jobs.ie e o monster.ie para procurar trabalho pode te atrasar um pouco. Você vai precisar caminhar e bater de porta em porta para aumentar suas chances.

5. Se comunique!

Por último e não menos importante: se comunique! Deixe as pessoas saberem que você está na busca por um trabalho. Você pode duvidar, mas o poder do boca-a-boca na Irlanda ainda é muito grande e as indicações são muito importantes. Então avise os colegas de casa, os colegas de aula, o pessoal da agência, os amigos do bar. Avise a todos que você está na procura. Faça as pessoas lembrarem de você. Isso vai te abrir muitas portas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.