Morando Fora: 5 Lições

Você provavelmente já ouviu muita gente dizer que morar fora é uma experiência o tanto quanto engrandecedora. Muitos dos seus amigos e conhecidos que se mudaram para o exterior para estudar ou trabalhar vivem contando estórias fascinantes sobre aventuras e aprendizados fora do Brasil.

Muito além do domínio de uma nova língua, viver em um outro país é uma escola à parte. Ao longo de quase 4 anos morando aqui na ilha, vou resumir 5 das lições mais importantes que esta escola me deu.

Resiliência

“A vida não é sobre quão duro você é capaz de bater, mas sobre quão duro você é capaz de apanhar e continuar indo em frente” (Rocky Balboa).

É incrível ver como nos tornamos resilientes durante o período em que estamos morando fora. Não vou mentir: a cada dia levamos uma porrada mais forte que a outra, mas é parte do jogo. Saber levá-las é uma lição fundamental para toda a vida. É em cada obstáculo que percebemos o quão forte somos e, como resultado, ficamos cada vez mais bem preparados para passar pelas mais diversas situações que possam acontecer.

 

Networking e amizades para a vida toda

Sempre fui uma pessoa extrovertida. Antes de mudar para a Irlanda, sempre fantasiei viver dentro das cenas de filmes em que um grupo de pessoas das mais diferentes nacionalides de reuniam para jantares, viagens, e explorar o mundo juntas. Contava as horas para eu fazer daquele sonho realidade, para aprender sobre a cultura deles e ensinar a minha.

Expandir a rede de contatos é crucial para se conseguir um bom emprego. Já pensou quando essa rede de contatos é internacional, quantas portas não vão se abrir em sua vida?

Além do lado profissional, morar fora me apresentou pessoas das mais diversas partes do mundo, que se tornaram amigos e muito me ensinaram, o que nos leva para a próxima lição:

 

Ver o mundo e as pessoas com novos olhos

Uma das coisas mais incríveis que aprendemos quando mudamos para um outro lugar é quebrar a barreira do preconceito e aprender a respeitar o próximo. É através da mudança que começamos a observar o mundo sob uma nova perspectiva, que pensamos no próximo antes de nós mesmos e que damos oportunidades a mudanças interiores que farão a diferença no mundo ao nosso redor.

Descobrimos que aquele prato da nossa região é consumido de uma forma completamente diferente no país de nossos novos colegas de sala, que existem centenas de maneiras diferentes de se brindar, que Europeus não são tão frios como nos é dito, que existem milhares de lugares que você nunca ouviu falar antes, mas que agora estão na sua lista de viagem. Começamos a entender o que antes não fazia o menor sentido e nos permitimos a sair fora da nossa zona de conforto.

Aprendemos e reaprendemos, a cada momento, a cada segundo.

 

Facilidade de adaptação

Trocar o conforto do seu quarto com cama de casal para dividir um quato com 2 beliches e 3 outras pessoas? Sair do prestigiado cargo de gerente e começar um novo emprego de meio período lavando louças? Largar mão da mordomia de dirigir o seu próprio carro para pegar transporte público e/ou andar a pé de um lado para o outro?

Parece e é amedrontador em um primeiro momento, mas, se você se deixar levar, vai perceber que a cada dia que passa você terá facilidade de se adaptar mais e mais, e isso é algo que ninguém vai tirar de você. Não tenha medo e abrace estas oportunidades.

Independência

Acredito que este seja o ponto mais importante de todos: independência pessoal, independência financeira, independência de espírito. Liberdade ser quem você quiser e o poder de guiar o seu destino como você bem entender. Isso, meus amigos, não existe dinheiro que compre 😉

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.