Por Que Escolhi a Irlanda?

Há 1 ano atrás eu estava pensando em fazer intercâmbio, aprender uma nova língua, conhecer novas culturas e pessoas, ter uma nova experiência e vivência em minha vida. No início ficamos perdidos: Canadá? Estados Unidos? Austrália? Nova Zelândia? Irlanda? Malta? Inglaterra? Qual país mais se adequa ao meu estilo de vida e, além disso, qual seria ideal para mudar minha vida da água para o vinho em tão pouco tempo?

Feiras de intercâmbio, sites, pesquisas, conversas, e ainda sim, a indecisão: qual país desses escolher? Após pesquisas, horas de vídeos no YouTube, consultas, cheguei a decisão: IRLANDA. Mas por que a Irlanda? Estava me formando na faculdade e trabalhava na área de TI com desenvolvimento de sistemas. Após muitas pesquisas, encontrei sobre TI na Irlanda, entrei mais a fundo na pesquisa e cheguei na conclusão que a Irlanda seria um excelente país para eu tentar uma nova experiência em minha área e, além de tudo, facilidade enorme de conhecer outros países na Europa, outras culturas e aumentar ainda mais a minha bagagem de vida.

Qual agência escolher? Encontrei a SWA, que para mim não é apenas uma agência mas praticamente uma família que me acolheu na Irlanda, me ensinou os primeiros passos e, ainda hoje, após 2 meses aqui na ilha, continuo tendo todo o suporte que eu precisar. Conheci a SWA através do site da E-DUBLIN, fiz o cadastro e recebi uma mensagem do Augusto na época. Por incrível que pareça não fechei com a SWA no primeiro momento. Estava com receio, tinha visto muitos comentários no Facebook referente a calotes de outras agências de intercâmbio e foi aí que comecei a pesquisar a fundo sobre a SWA, busquei no Google, Reclame Aqui, Facebook, Twitter, só faltou eu contratar um agente da FBI para investigar sobre a agência para mim, pois sinceramente eu não encontrava nada referente a reclamação sobre a empresa.

Voltei depois de dois meses e chamei a Maysa para conversar, e foi aí que resolvi fechar de vez o intercâmbio.

Bom, legal, mas e agora? Assino o contrato e faço mais o que? Pronto? Acabou? Só ir?
Não. Infelizmente nem tudo são rosas, mas com todo suporte e explicação do Rafael e da Adriana (pós-venda), ficou tudo mais simples e fácil de resolver do Brasil.
Chegou o grande dia, a data de embarque. Coração acelerado, emoções à flor da pele, familiares e amigos se despedindo. Ahhhh, vale ressaltar a despedida, fiz uma feijoada um dia antes do embarque que estava uma delícia e é um prato que eu realmente sinto saudades… mas vamos voltar ao assunto para não perder o foco: o dia do embarque. Pais chorando, despedidas e vamos, não é fácil decidir sair do seu país de origem e da sua zona de conforto.

Após a minha chegada na Irlanda, tudo mudou. Tudo muda em questão de minutos e quando você percebe, tudo está diferente. No Brasil eu morava com a minha mãe. Hoje mora eu e mais 9 pessoas. Divido quarto com mais 2. Não é fácil, o Bruno e a Bruna parecem dois velhinhos de 90 anos (ambos meus flatmates), mas amo eles e foi com eles que aprendi muitas coisas no intercâmbio e continuo aprendendo no meu dia a dia.

Trabalho na Irlanda?

Eu trabalhava como desenvolvedor de sistemas no Brasil. Trabalhei sempre atrás de um computador e o máximo que fazia de esforço era levantar para tomar um café, e hoje, no que eu trabalho? Pois é, a vida não é apenas um mar de rosas, tudo muda e a experiência que vamos levar na bagagem é fantástica. Atualmente trabalho como kitchen porter em restaurante francês, um emprego cansativo e pesado. Fico lavando panelas, pratos, talheres, frigideiras, mas tudo muda de repente, enquanto aprendo um novo idioma.

Sabendo de tudo isso, de todas as coisas que já me aconteceu na ilha, nessa terra chuvosa: frio, neve, poucos dias de sol, trabalho pesado, correria. Sabendo de tudo isso, eu ainda viria para Irlanda e viveria essa experiência de vida fantástica. A vida é uma só, e essa escolha está sendo de grande aprendizado, mesmo com prós e contras de tudo. Agradeço sempre a Deus por ter me dado a oportunidade de estar realizando mais um sonho.

Caio Augusto – Intercambista em Dublin
07/04/2019

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.